O que queres ser quando fores grande?

Ter uma ideia muito clara do que quero ser quando for grande – é um ingrediente base para definir uma estratégia de negócio e para ir a jogo no mundo do investimento, salientou José Carlos Oliveira, um dos formadores e mentores do novo programa shIft FORGE.

A falta de uma estratégia, seja ela de investimento, procura de investimento, inserção no mercado ou expansão é apontada como uma das principais razões pelas quais pequenas empresas falham. 

De facto, não é só conseguir investimento que é importante, é sim fundamental ter um plano a longo prazo, saber para o quê, em que condições, até quando, e, no final do dia, qual a ambição da empresa ou projeto – algo que só o empreendedor pode decidir. Escolher o que queremos ser quando formos grandes pode parecer wishful thinking mas só saberemos traçar um caminho se soubermos onde queremos chegar.

É para apoiar os empreendedores nestas questões centrais que o shIft e A Ponte lançam o novo programa, shIft FORGE, que combina formação intensiva em grupo e mentoria personalizada entre janeiro e abril. Participam seis projetos de empreendedorismo, três que decorrem do programa de aceleração shIft – EmEquipa, JADE e Zest of Life, e três start-ups residentes no co-work A Ponte – Recrutys, PushForward e WOWStore.  

No FORGE, o tema de partida foi Finanças, e se muitos empreendedores têm receio dos números, Pedro Carvalho, o mentor e motor por trás do FORGE, relembra que os números são a credibilidade do projeto – conhecê-los, explicar as razões por detrás de cada um e apresentá-los de forma simples e clara a um potencial investidor, é a porta para criar um namoro sério que possa levar a casamento (e sim, fala-se muito de casamento no programa). Como diz David Ennes, o terceiro mentor desta equipa, ninguém nasce ensinado e é realmente possível aprender competências centrais, como negociar esta relação tão importante para alavancar os projetos.

Não há soluções one size fits all, mas nestes percursos por vezes sinuosos, é incrível podermos contar com o ecossistema de apoio d’A Ponte e com a equipa de mentores fantásticos que se juntam a este projeto, e que partilham generosamente experiências, estratégias e ferramentas que lhes têm servido ao longo das suas longas carreiras de sucesso. 

O shIft desenvolve programas de capacitação para projetos de impacto que queiram trazer uma mudança positiva à sociedade.